Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política

«Não existirem elementos suficientes»

Guiné-Bissau: Presidente da República mantém confiança no Primeiro-ministro

Bissau – O Presidente da Republica, Malam Bacai Sanha, decidiu não demitir o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, conforme a exigência da oposição que, há três semanas, tem promovido marchas com este propósito.

Num comunicado emitido, esta terça-feira, 9 de Agosto, pelo porta-voz da Presidência da República, Agnelo Regala, o Chefe de Estado guineense considera «não existirem elementos suficientes para pôr em causa o normal funcionamento das instituições da Republica».

O Presidente da Guiné-Bissau salientou a determinação no combate à impunidade, corrupção e garantia da aplicação da justiça mas sempre consciente do princípio da separação de poderes, numa clara alusão ao caso dos assassinatos de Março e Junho de 2009. A nomeação de um novo Procurador-geral da República teve origem na necessidade de conferir maior celeridade aos processos de investigação dos referidos casos.

O Presidente da República apela ao «diálogo permanente, à ponderação e à moderação dos actos dos actores políticos, para que seja preservado o frágil clima de estabilidade política e paz social em que o país se encontra».

Sobre a atitude do Presidente Malam Bacai Sanha, o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, recorre também ao diálogo com a oposição: «Nós queremos pedir aos líderes da oposição para nos sentarmos a discutir os interesses do país, no sentido de encontrar melhores vias de continuar servir a Guiné-Bissau. Estas crises cíclicas apenas servem para desencorajar quem trabalha. A oposição está a fazer o seu papel mas deve fazê-lo de forma responsável».

O Primeiro-ministro guineense disse ainda sentir a confiança do Presidente da República e do povo. Garantiu que trabalha de consciência tranquila para servir o país, citando relatórios de organizações internacionais, que elogiam o seu desempenho à frente do Governo guineense.

Lassana Cassama

(c) PNN Portuguese News Network

2011-08-09 17:58:00

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: DG de Migração reconhece dificuldades no controlo das fronteiras
  Guiné-Bissau: Governo pede esclarecimentos sobre adiamento da retoma da rota da TAP
  Guiné-Bissau: Nomeados governadores para as oito regiões do país
  Guiné-Bissau: Secretário de Estado das Comunidades denuncia má conduta na Embaixada em Lisboa
  Guiné-Bissau: JOMAV nomeia Conselheira para Assuntos Políticos e Diplomáticos
  Guiné-Bissau: PNUD assina acordo de redução da pobreza com o Governo
  Mais de 160 funcionários suspensos da Câmara Municipal de Bissau
  Guiné-Bissau: Botche Candé recebe Procurador-geral da República
  Guiné-Bissau: Sindicato dos Magistrados Judiciais reage ao discurso do PR
  Guiné-Bissau: Botche Candé garante segurança no início dos voos da TAP para o país
  Guiné-Bissau: Ministro da Administração Interna visita Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira
  Guiné-Bissau: Abudu Mané entrega gabinete

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


Comentários
  
nhaue da costa  2011-08-12 01:31:59
e isso mesmo mambas gostei.

é so para abordar as pequenas criticas sobre os partidos politicos da g-bissau de
que nós como estudantes no esterior ficamos com bastante medo de voltar o pais devido os senario dos pequenos miseravel partidos politicos que não tinha minima capacidade de governar o pais e fica delado a intrgar porque eu pergunto a guiné fica assim desse jeito ????????????????????

so morrador de cumtum em bissau estudante no brassil cocretamente em fortaleza (ceará)atual morada formado em finanças publicas.


Caramo Mane  2011-08-11 17:00:03
De certeza a muito tempo se nossos governantes e os politicos penssam assim do mesmo jeito do nosso carismatico presidente da Republica Malam Bacai Sanha
Guine-Bissau estaria no nivel top da costa ocidental da Africa.

Mas com fe e vontade que ta ser demostrado chegaremos ão ponto top que quesermos ou mais ainda,então por isso dialgo,respeito,tolerancia,poderação é fundamental.


João Paulo Baio  2011-08-11 02:57:06
O Excelentissimo senhor presidente da republica Malam Bacai Sanha, reagiu de uma forma mais democratico e justa que já existiu nos países de regime parlamentarista. Obvio, porque desde o dia que-o juramentou pela sua honra a defender a constituição e as leís a independencia e a unidade nacional, e dedicar a sua intelegência e as suas energias ao serviço do povo da Guiné-Bissau,cumprindo com total fidelidade os deveres da alta função para que foi eleito, sabia que um dia enfrentará uma situação dessa.
E evidente que ele tem todo o poder de nomear e exonerar o primeiro ministro, mas com fundamentos e duvidas de forças politicas representadas na Assembleia Nacional Popular. Mas não de uma forma tão banais que nem essas que estão acontecendo na nossa patria amada Guiné-Bissau, que jã esta se despertando de tanta tragédia.
Simpatizamos contigo excelentissimo senhor presidente Malam Bacai Sanha pela sua atitude, força e muita coragem estamos contigo.
Até breve,
João Paulo Baio


ivan bibiano  2011-08-10 22:41:46
Assim é que se toma uma decisao,viva o SR:Presidente,E isso mesmo Primeiro Ministro se a oposiçao quer mandar que seja pelas urnas,nos querermos pessoas capazes como o Primeiro Ministro,viva Cadogo filho...

COSY  2011-08-10 19:32:12
A decisao do senhor PR é louvavel. Nao é preciso ser politico ou nao para perceber que estas marchas nao controe em nada. Dizemos que em 2012 havera eleiçoes legislativa, porque nao esperar tirar o PM nas urnas? é isso que é a verdadeira democracia. Nao pendurar nas possibilidades ilicitas para valer os interesses pessoais. Nao sou plotico e nem quero ser. Mas, sou idealista!!! Favor di para cria barudju ou dizordem na terra(partidos politicos). Nô misti tambi bai um bokadu dianti. 35 anos di indepência i ka 35 dias.

nelo da guiné  2011-08-10 14:34:50
É isso mesmo Mambas,
Estamos num páis onde maioria julgam que a terra de sem ninguém, acham que ser ministro é uma profissão, ou ser secretário , diretor são profissões por toda vida. é natural quelqer ato de criminilidade seja averiguado as suas causas , mas existe o ministerio público para tal efeito juridico, portanto cabe salientar que a Guiné é terra de todos os seus filhos mesmo nascendo fora.
Propostando ao Presidente da Republica a demissão de Cadogo, digo Cadogo pq só questiona-LHE e não sabem , que foi eleito como lider de um partido que é o PAIGC, o povo esta atento as manobras desses oportunistas que saiam na rua , criar Tumulto , e dizer que é uma manifestação. NÃO sou poltico e nem tão pouco estou fazendo politica, mas sim é bom louvar os esforços que o primiro ministro vem tendo feito com a sua comitiva, estamos numa era da crise economica mundial, é preciso refletirmos pq , o mundo está em caos, qualquer vaçilo das nossas autoridades, é um retrocesso de novo.

Pós Graduando em Administração Financeira


ricardo jose mango  2011-08-10 14:31:26
fiquei satisfeito com a resposta do presidente da republica da guine bissau.
com essa desisão estou encorejado consciente de que o nosso pais vai continuar com o rumo ao desenvolvimento.Abaixo opositores,e esse grupinho dos revoltados do P.A.I.G.c.


sadja  2011-08-10 00:35:33
yah agora sim!
agora sabemos quem é actual PR da guine bissau.
mais pensó que soa dois pesoas muito diferente.
obrigado por ter editado o imagem.


João Viegas  2011-08-09 23:14:59
Só o diálogo e o trabalho comum pode levar o País a recuperar de um atraso estrutural e consolidar a credibilidade internacional que advem do trabalho
sério e desinteressado deste Governo,no caminho da estabilidade e prosperidade
tão necessário ao Povo e à Nação Guineense.
Ponham de lado as rivalidades e interesses étnicos e trabalhem todos em comum
e em prol da Nação. Oposição e crítica, sim, mas responsável e construtiva.
Saudo a coerencia do Sr.PR e a coragem e honestidade do Sr.PM.
Um grande e forte abraço solidário a todos os Guineenses,sem excepções.


sadja  2011-08-09 19:07:17
mais nao percebo nada. quem é presidente de guine bissau?
kumba yala ou malam bacai sanha?
fez esta pregunta porque vi falar de malam bacai sanha mais com figura de kumba yala afinal quem é malam e quem é kumba?



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais