Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Internacional

Dezenas de militares detidos

Guiné-Bissau: Reforma militar à força

Bissau – Depois de uma manhã agitada, a calma aparenta ter regressado à capital guineense.

Entre os militares revoltosos detidos encontram-se algumas das mais carismáticas chefias militares. Watna na Lai, ex-Chefe de Estado Maior do Exército, Cletche Na Ghana, ex-Vice-Chefe de Estado Maior do Exército, Tchipa na Bidun, recentemente nomeado para a DINFOSEMIL, Augusto Mário Có vulgo «Capacete de Ferro» e Bubo Na Tchuto, actual Chefe de Estado Maior da Armada, foram detidos sob acusação de tentativa de Golpe de Estado.

O chefe das Forças Armadas, António Indjai, está reunido com os militares nas instalações dos Pára-Comandos, depois do Quartel General de Amura ter sido tomado pelos revoltosos.

As tropas de Mansoa recuperaram Amura e procederam às detenções dos militares desavindos. No centro da discórdia estará o trajecto traçado do processo de reforma das Forças Armadas.

Nem o Primeiro-Ministro, que na semana passada esteve em conversações em Angola, nem o Presidente da República, ainda a recuperar de um frágil estado de saúde em Paris, fizeram qualquer comunicação ao país.

No entanto, aguarda-se o inicio de uma reunião entre o poder civil e os militares liderados por António Indjai, finda a qual deverá ocorrer uma declaração conjunta.

(c) PNN Portuguese News Network

2011-12-26 17:28:38

MAIS ARTIGOS...
  Xanana Gusmão assinala os 15 anos da ajuda australiana a Timor-Leste
  União Europeia anuncia ajuda financeira às eleições de São Tomé e Príncipe
  China financia combate ao ébola com mais de 25 milhões de euros
  Cabo Verde: PM vai fazer alterações no Governo
  Cruz Vermelha defende mais informação sobre o ébola
  Cabo Verde: ARE realiza consultoria sobre sistema de informação regulatória
  FAO: Brasil regista queda de 75% na extrema pobreza
  Cabo Verde: PR desperta para situações de pobreza extrema e miséria
  Nigéria: Derrocada de igreja causou 70 mortos
  São Tomé e Príncipe: PR censura encerramento de fronteiras terrestres para combater ébola
  Catástrofes naturais causaram 22 milhões de deslocados em 2013
  Alemanha: Ex-guarda prisional de Auschwitz acusado de crimes de guerra

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


Comentários
  
Malqueia (malquei)  2012-04-15 03:22:39
Boa noite, Boa tarde , Bom dia comforme o tempo que vc achou este comentário eu como cidadão GUINEENSE não podia ficar de fora sem fazer a minha solidariedade com meus irmãos Guineenses que estão passando pela uma fase obscura , que sempre acontecia . eu na verdade não estou a favor de qualquer golpe de Estado ,mas estou contra também a tirania ,a oligarquia,e entre outros que não vai de acordo com as espectativas do povo GUINEENSE.Sem mais palavras .
Desejo a todos GUINEENSES de coração que amo vcs , que tenham calma tranquilidade , paz e sosego, de que o dia melhor há de vir, fé em Deus altíssimo, que Deus abençõe a todos .

Eduardo
___________________
(duduzzinho)


Munditica  2012-02-03 16:16:00
Como convencer um burro de que é burro? Como convencer um burro, de que mais vale estar calado do que fazer figura triste? Como convencer um burro a aprender com aqueles que sabem, aqueles que estudaram e constantemente estão dando mostras da sua capacidade. Como convencer um burro meu Deus?

finhany  2012-01-06 11:44:49
Reforma a força que foi organizada pelo primeiro ministro com o governo de angola e portugal.Muito antes disso seria bom que o primeiro ministro fosse provar sua inocencia ao tribunal de coisas que lhe são atribuidos para dar exemplo da sua inocencia.
Em seguida falava-se de reformas. Somos todos cidadãoes e a lei é para todos cumprir sem exeção.
Alaje Demba tu devias ir ser padre na tua igreja que está a matar na nigeria depois vais dizer que teme a Deus.
és um criminoso,burro sem saber onde fica a tua direita e nem esquerda. burro da merda


Biuma Na Natche  2011-12-26 22:05:19
Paz e bem compatriotas,acho que o importante agora que voltou aparente tranquilidade após detenção dos acusados,mas fiquemos atento porque já temos vistos fenômeno similares desde década de 1980 e vamos fazer fé que esses compatriotas irão ter possibilidade de se defender,obrigado.

Biuma


ALADJE DEMBA  2011-12-26 21:50:16
QUE VERGONHA PRA MILITAR SR BUBU TEM QUE IR AJUSTICA JA ESTAMOS CANSADOS COM
ATITUDES DOS MILITARES (BUBU)CHEGA CHERGA.


sabino  2011-12-26 20:28:38
Será que isto é uma armadilha politico-militar ou simplesmente uma complexa jogada de bastidores que para muitos analista ninguém consegue analisar de uma forma precisa! É preciso reconhecer que é muito arriscado deter esses grandes patentes militares, o que pronuncia do que ai vem não será nada fácil nos próximos tempos, exige redobrada atenção dos que vão assumir os lugares desses responsáveis, mesmo assim nada garanta estabilidade, nada garante subordinação dos seus fieis (de Bubu e companhia).
Este não é momento de entrar em insultos, mais sim de encontrar soluções mesmo que sejam difíceis mas não impossível, eles têm que conversar e entender não lhes restam outra alternativa, ter Bubu como um preso não é aconselhável, também não pode e nem deve ser morto porque transformará Guiné numa autêntica debandada, num país sem piloto!! onde os pilotos são as que têm armas.
Sejamos prudentes no que falamos, Continuemos acreditar e fazer as nossas orações que aquele país tanto precisa...
Que DEUS proteja a Guiné e seus filhos.



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais