Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

programa conta com mais de 40 títulos

Festival de cinema «Africa in Motion 2013» arranca esta quinta-feira na Escócia

O festival de cinema «Africa in Motion 2013» vai decorrer entre 24 de Outubro e 3 de Novembro, na Filmhouse Cinema, em Edimburgo, e no Glasgow Film Theatre (GFT) e Centro de Contemporary Arts (CCA), em Glasgow.

A maior festa do cinema Africano na Escócia lançou o seu programa de 2013 esta segunda-feira, o «mais ambicioso até à data», de acordo com o fundador e curador do festival, Lizelle Bisschoff.

A edição de 2013 tem o tema «Twende: África em Movimento». «Twende», uma palavra suaíli que significa «vamos lá!», pretende exprimir a diversidade do programa, com diversos filmes e documentários e de ficção em mais de 40 títulos.

Durante o festival vão estar em destaque a riqueza e a beleza do continente africano, através do movimento literal e metafórico, bem como as pessoas de todas as regiões e fronteiras com filmes sobre a imigração e o asilo, desde movimentos políticos, culturais e sociais, a filmes sobre o desporto, a dança e a vida nas ruas das cidades africanas.

O festival tem início em Edimburgo com a exibição de «Grigris», a história de um jovem que vive em N´Djamena, capital do Chade, e sonha em tornar-se dançarino, apesar da sua deficiência física. Em Glasgow, a 25 de Outubro, a iniciativa arranca com a exibição de boa fama, «Of Good Report», uma história controversa de um professor de Inglês que tem um caso ilícito com uma das suas alunas.

O evento termina em Edimburgo, a 3 de Novembro, com a exibição de «The Forgotten Kingdom», a estreia no Reino Unido de uma viagem poética pelas colinas de Lesoto, um pequeno país da África do Sul.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-09-23 13:29:11

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais