Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política

Para 16 de Março de 2014

Guiné-Bissau: Presidente de transição anuncia data das eleições Gerais

Bissau - O Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo, anunciou, esta sexta-feira, 15 de Novembro, que as eleições Gerais na Guiné-Bissau vão decorrer a 16 de Março de 2014.

A publicação desta nova data foi feita a partir de um decreto Presidencial, revogando a última deliberação que anunciou o 24 de Novembro como data inicial para a realização das eleições.

Estão assim reunidas as condições para que o processo eleitoral tenha lugar na Guiné-Bissau. Trata-se das primeiras eleições Gerais desde a abertura política no país, nos anos 1990.

O estabelecimento da nova data aconteceu depois das consultas com os actores de transição guineenses e com os parceiros internacionais da Guiné-Bissau.

De recordar que, relativamente a estas eleições, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Baptista Té, disse que o seu Executivo tem a expectativa de que seja cumprida a data de início do recenseamento, a 1 de Dezembro, e que pelo menos uma pessoa seja inscrita a partir desse dia.

O Governo de Timor-Leste, através do seu Secretário de Estado para o Assunto de Descentralização Administrativa e Chefe da Missão de Timor para Apoio ao Assunto Eleitoral na Guiné-Bissau, revelou à PNN que, até 20 de Novembro chegarão ao país os materiais necessários ao início do processo de recenseamento eleitoral.

«Nós estamos a tentar que seja possível a chegada dos equipamentos, o mais tardar até 20 de Novembro. Os materiais virão de uma empresa internacional dos EUA», disse Tomás de Rosário Cabral, acrescentando que se trata de um apoio do seu país ao povo da Guiné-Bissau.

Na ocasião, o responsável informou ainda que, por ordem do Estado timorense, a sua equipa vai permanecer na Guiné-Bissau até ao final do processo eleitoral em curso. Timor-Leste já enviou para Bissau cerca de seis milhões de dólares com vista ao início do processo do recenseamento eleitoral.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-11-15 16:54:29

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: EUA elogiam PR pela exoneração de António Indjai
  Rui Barros ouvido pela justiça da Guiné-Bissau
  Guiné-Bissau: Nomeação do novo Chefe das FA visa «adaptação» a momento difícil
  Biague Na N´tan anuncia fim da «turbulência militar» na Guiné-Bissau
  Guiné-Bissau: PR nomeia Biague Na N´tan Chefe de Estado-maior das Forças Armadas
  Guiné-Bissau: Comunidade internacional aplaude exoneração de António Indjai
  Guiné-Bissau: «Reclamar herança de Cabral significa responsabilidade de todos os guineenses»
  Guiné-Bissau: António Indjai exonerado pelo Presidente da República
  Guiné-Bissau: Missão de Observação Eleitoral da UE apresenta relatório final
  Guiné-Bissau: Militares detidos no caso «Pansau Ntchama» foram libertados
  Guiné-Bissau: Representante das Nações Unidas visita Bafatá
  Guiné-Bissau: Comité Central do PAIGC aprova programa de governação

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais