Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

No quadro das eleições Gerais

Guiné-Bissau: Conferência «Os Media e o Interesse Nacional» decorreu esta quinta-feira

Bissau – O Presidente do Instituto de Defesa Nacional (IDN) da Guiné-Bissau, tenente-coronel Terêncio Mendes, apelou, esta quinta-feira, 5 de Dezembro, à ética dos jornalistas durante o processo eleitoral, na abertura da conferência «Os Media e o Interesse Nacional», apoiada pelo Gabinete das Nações Unidas Para a Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Terêncio Mendes chamou a atenção das dezenas de participantes para o sensível momento político e social.

«Juntamos assim as forças de Segurança e de Defesa, e a sociedade civil, para discutir de forma aberta, franca e amistosa, os problemas que constituem entraves ao desenvolvimento da Guiné-Bissau», referiu no discurso.

«Os media jogam um papel muito importante na informação, formação e entretenimento da população. O que é socialmente aceite pode não estar de acordo com o interesse nacional», destacou o Presidente do IDN.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Armindo Handem, afirmou que «as notícias são construções da realidade e, portanto, não implicitamente têm de reflectir a realidade em si mesmas».

O governante precisou também que «a cidadania é o conjunto de direitos e deveres da população, à qual o jornalista deve prestar um serviço insubstituível por órgãos estatais».

«É preciso que o Estado e os media trabalhem em sintonia», recomendou Armindo Handem, observando que o quadro das eleições cria uma nova plataforma para o debate democrático».

A conferência compreende quatro temas, nomeadamente «Os Media e o Interesse Nacional», por Antónia Nhaga, «O Jornalismo e a Cidadania», por Humberto Monteiro, «O papel da Comunicação Social», por António Lopes Soares, e «A Relação entre os Media e as Forças de Segurança e Defesa», pelo tenente-coronel Samuel Fernandes.

Esta terceira conferência do IDN segue-se a uma anterior acerca das «Relações entre a Sociedade Civil e os Militares», e à inaugural, sob o tema «A Juventude e as Forças de Segurança e Defesa».

(c) PNN Portuguese News Network

2013-12-05 18:57:18

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais