Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política

«Resolveu desafiar a justiça»

Guiné-Bissau: Paulo Gomes destaca firmeza do Mali na detenção Amadu Sanogou

Bissau - O Candidato à Presidência da República, Paulo Gomes, destacou a firmeza das autoridades malianas pela detenção do líder do golpe de Estado de 22 de Março de 2012 no Mali, o Capitão Amadu Sanogou, a 27 de Novembro.

Falando à PNN, numa conferência de imprensa para fazer o balanço a sua recente deslocação ao estrangeiro, Paulo Gomes sublinhou que o recém-promovido Geral no Mali tinha a oportunidade de colaborar com as autoridades e a justiça maliana, que não soube aproveitar.

«O Capitão Sanogou teve a oportunidade de ser um actor importante para a reconciliação no Mali mas não quis e resolveu desafiar a justiça e o seu Presidente da República. Portanto penso que o Presidente do Mali fez bem em ser firme em relação à decisão», referiu Paulo Gomes, sublinhando a importância da justiça.

Por outro lado, o candidato guineense condenou o extremismo religioso que, segundo ele, deve ser combatido, seja de que religião for.

Em relação ao combate à corrupção na Guiné-Bissau, caso seja eleito Presidente da República, Paulo Gomes disse que esta luta começa pelo próprio Chefe de Estado, devido ao seu comportamento e à sua forma de tratar a corrupção. O político explicou que este combate requer uma equipa que inclua todos os membros do Governo, terminando no mais «simples» funcionário público.

O sistema de redução de riscos de corrupção passa pelas medidas e sanções contra os infractores, o pagamento de melhores salários no final de cada mês, os sectores privados que estejam envolvidos na corrupção, entre outros aspectos referidos por Paulo Gomes.

«O Presidente da República, o Primeiro-ministro e os membros do Governo deverão mostrar este estado do espírito de ´tolerância zero´ em relação à corrupção», disse o candidato.

Paulo Gomes falou ainda do recenseamento eleitoral em curso no país, dizendo que os trabalhos iniciaram com algumas dificuldades, o que pode no mínimo penalizar o processo, e aconselhou os mais jovens a sacrificarem-se para se poderem recensear.

O candidato Presidencial não admitiu a possibilidades de as eleições serem novamente adiadas, pelo que é necessário que o Governo mova mais meios para que o processo eleitoral possa ter lugar na data marcada.

«Não é prudente continuar a pensar em cenários de adiamento das eleições. Numa situação de crise, e este país está em crise, há dificuldades enormes e o processo é que nos deve permitir reengajar um diálogo sereno nacional e reiniciar as nossas relações com a comunidade internacional», aconselhou.

O político guineense reconheceu que actualmente existem na Guiné-Bissau profundas divisões de ordem étnica e social, pelo que é necessário «cicatrizar» estas crises.

A terminar, Gomes disse acreditar estar na altura de abrir várias portas em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau, referindo a urgente necessidade de realização das eleições Autárquicas, a começar pelo interior do país.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-12-06 13:16:02

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: Rui Barros e Orlando Viegas ouvidos na Vara Crime do Tribunal Regional
  Guiné-Bissau: Ramos-Horta pede prudência na reforma do sector de defesa e segurança
  Guiné-Bissau: Deputados discutem projecto lei sobre Regulamento da Disciplina Militar
  Processo político na Guiné-Bissau confere papel de estabilizador à comunidade internacional
  Representante da ONU na Guiné-Bissau fala sobre consolidação do Estado de direito
  Embaixada da África do Sul rectifica declarações ao Bissau Digital
  África do Sul apoia a Guiné-Bissau na reestruturação do aparelho administrativo
  Guiné-Bissau: UNIOGBIS organiza Fórum Nacional sobre Justiça Criminal
  Guiné-Bissau: Conselho Nacional do PRS aprova continuidade no Governo
  Guiné-Bissau: PM adverte governadores regionais sobre responsabilidade do serviço público
  Guiné-Bissau: Parlamento, Governo e UNODC reunidos sobre tráfico de droga
  Guiné-Bissau: DG de Migração reconhece dificuldades no controlo das fronteiras

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais