Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

Um livro de Raúl Braga Pires

«Maghreb/Machrek: Olhares Luso-marroquinos sobre a Primavera Árabe»

Lisboa - Raúl Braga Pires, não é um politólogo comum, nem tão-pouco mais um investigador e especialista do Norte de África e Médio Oriente. Raúl Braga Pires conhece o terreno, contacta as gentes e vive os acontecimentos. Desta experiência e estudo desenvolveu um novo estilo de «etnografismo» político que o expõe através do seu blogue Maghreb/Machrek, cujos textos foram agora compilados e editados numa obra.

«Maghreb/Machrek – Olhares Luso-marroquinos sobre a Primavera Árabe» é a mais recente obra de Raúl Braga Pires, apresentada recentemente na Sociedade de Geografia em Lisboa. Um livro que transpõe para o papel os conteúdos, depois de revistos, corrigidos, contextualizados e actualizados, do blogue que coordena: «Maghreb/Machrek».

No livro «Maghreb/Machrek – Olhares Luso-marroquinos sobre a Primavera Árabe», Raúl Braga Pires propõe ao leitor uma viagem geopolítica e cronológica através de Marrocos, Mali, Líbia, Tunísia, Argélia, Turquia, Palestina, Iémen, Síria, Egipto e Guiné-Bissau. Sem rodeios nem preconceitos, Raúl Braga Pires explica os fenómenos políticos, analisa as suas origens e seus efeitos colaterais. Em cada capítulo Raúl Braga Pires comunica com o leitor, como se o seu livro estivesse no centro de uma tertúlia sobre as convulsões da Primavera Árabe. Todavia, «não tenta dar uma explicação normativa ou estoicista nem toma posições», considerou Armado Marques Guedes durante o lançamento da obra.

«Muito longe estamos, no Blogue e no livro, como de resto nas conversas que desfia com desenvoltura, de quaisquer empirismos fáceis, de moralismos etnocêntricos, ou de cegas petições de princípio. Tanto quanto tal é possível, Raúl Braga Pires não pressupõe seja o que for, nem certamente manipula as coisas políticas de maneira selectiva: abre-se ao que acontece e ao que lhe vão confidenciando em diálogos no chão, por assim dizer. O esforço a que se dedica é, se se quiser, um de separar o trigo do joio, o de tentar aferir da credibilidade das hipóteses que ele mesmo e aquelas com quem dialoga vão formulando», escreveu Armando Marques Guedes no prefácio de «Maghreb/Machrek – Olhares Luso-marroquinos sobre a Primavera Árabe» editado pela Diário de Bordo.

Raúl Braga Pires é politólogo, arabista, professor na Universidade de Rabat e Investigador Correspondente do Observatório Político em Marrocos. É blogger e especialista em assuntos do Norte de África e Médio Oriente. Licenciado em Relações Internacionais, é mestre em Estudos Asiáticos. Comentador da SIC para os assuntos do Médio Oriente é também colaborador da edição lusófona da revista «Foreign Policy». É doutorando do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e autor/coordenador do blogue Maghreb/Machrek no semanário «Expresso». Vive em Rabat, Marrocos.


Obra: «Maghreb/Machrek – Olhares Luso-marroquinos sobre a Primavera Árabe
Autor: Raúl Braga Pires
Editora: Diário de Bordo

(c) PNN Portuguese News Network

2013-12-23 17:50:42

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais