Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

Dia Mundial Contra a Cyber-Censura

Repórteres Sem Fronteiras publica relatório «Inimigos da Internet»

A associação Repórteres Sem Fronteiras publicou a edição de 2014 do relatório «Inimigos da Internet», por ocasião do Dia Mundial Contra a Cyber-Censura.

O documento revela instituições secretas no interior dos Estados, que implementam a repressão online e geram ataques tecnológicos sobre a liberdade de informação.
Sob o motivo da salvaguarda da segurança dos territórios, o relatório aponta instituições como a Autoridade de Telecomunicações (Paquistão), o FSB (Rússia), o Centro de Operações Analíticas ( Belarus), o Ministério da Informação e Comunicações ( Vietname ) ou o Gabinete de Informação do Estado na Internet ( China), que superaram significativamente a sua missão original ao envolverem-se em censura e vigilância de informações sem limites.

Três das trinta e duas instituições designadas como «Inimigas da Internet» pela Repórteres Sem Fronteiras operam em democracias que afirmam defender a liberdade de expressão e o livre fluxo de informações. Assim, as práticas da NSA (EUA), da GCHQ (Reino Unido) e do Centro de Desenvolvimento de Telemática (Índia) não têm nada a invejar dos seus homólogos chineses, russos, iranianos e do Bahrein.

O controlo de informações online não seria possível sem a ajuda de empresas privadas. Na edição anterior dos «Inimigos da Internet», a Repórteres Sem Fronteiras apontou o dedo a empresas digitais mercenárias que colocam os seus conhecimentos ao serviço dos regimes autoritários, muitas vezes em troca de grandes quantias de dinheiro.

A associação Repórteres Sem Fronteiras oferece portanto uma série de recomendações aos Estados e organizações internacionais, para pôr fim aos excessos de segurança paranoicos observados durante vários anos.

(c) PNN Portuguese News Network

2014-03-12 17:12:26

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais