Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

«Nhoma Uma Trajetória De Luta»

Guiné-Bissau: General da POP na reserva lança livro

Bissau - O Brigadeiro-general da Polícia de Ordem Pública (POP) e ex-Comissário Nacional desta corporação policial, Bitchofula Na Fafé, lançou um livro esta quinta-feira, 13 de Março, no Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau, intitulado «Nhoma Uma Trajetória De Luta».

Trata-se de uma obra de 163 páginas onde o autor revela o retrato da sua vida durante a luta armada de libertação nacional. Em declarações à PNN durante a cerimónia, Bitchofula Na Fafe disse pretender com esta obra deixar uma história viva e escrita.

«Devemos fazer uma coisa destas para a nossa juventude futura, para compreenderem o que fizemos ontem», revelou o autor.
Apesar de reconhecer que nem tudo pode ser tido em conta pela juventude, apelou aos seus colegas no sentido de terem a coragem de ensinar aos mais novos o mal e o bem.

«Não tenhamos receio de dizer aos nossos jovens que este é o caminho. Se não vierem a estar, na altura de cumprir com as suas obrigações, já não é a nossa culpa», disse Na Fafe.

General na reserva desde 2012, Bitchofula Na Fafe disse continuar a sua vida pela política como militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Na cerimónia de lançamento estiveram presente muitos dos seus colegas da luta, entre os quais Lúcio Soares, Teodora Inácia Gomes, Samba Lamine Mane e Francisca Pereira.

De acordo com o autor da publicação, «Nhoma» é uma história de vida sobre a luta de um guerrilheiro do PAIGC, narrada pelo próprio.

O nome significa «pano» ou fazenda, no dialecto balanta, que pretende transmitir a ideia de «resguardo», interpretando a sorte que todos os pais desejam para os seus filhos.

De referir que esta é a primeira vez na história da Guiné-Bissau que um General na reserva edita um livro sobre qualquer tema.

(c) PNN Portuguese News Network

2014-03-14 11:44:14

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


Comentários
  
Alberto Capecalon  2014-04-17 21:15:58
O General Na Fafe é um verdadeiro Combatente que os outros combatentes devem seguir, e em geral os guineenses porque Bitchofela é um Homem da verdade, um humanista e um Homem de palavra.

costa guiné  2014-03-22 23:28:25
Sr.General é um exemplo a seguir pela juventude,visto que é um homem humilde,coerente e com capacidade humana ímpar,e que merece um grande elogio;parabens,parabens e parabens Sr.General

  2014-03-16 12:54:41
General ínocente bitchofila nafave..

Nick  2014-03-14 22:39:49
parabens general! você é um modelo para nós.


Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais