Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

Nobel da Literatura em 1982

Morreu Gabriel García Márquez, aos 87 anos

México – Gabriel Garcia Márquez morreu esta quinta-feira, na cidade do México, aos 87 anos. O Prémio Nobel da Literatura em 1982 sofria de problemas respiratórios há vários anos.

Gabriel García Márquez, «Gabo» como era tratado pelos amigos, colombiano, Prémio Nobel de Literatura, morreu aos 87 anos, na tarde de quinta-feira, em casa, na cidade do México, onde morava há mais de dez anos.

O autor de «Cem anos de solidão», tinha anunciado em 2009 que se retirava, e o livro publicado no ano seguinte, «Eu não venho dizer um discurso», reuniu apenas material disperso das suas alocuções em público.

O escritor recebia tratamento paliativo em casa, na sequência de que se espalhou pelos pulmões e fígado. «Gabo» também sofria de Alzheimer.

A sua bibliografia é de cerca de 30 títulos, entre romances, novelas, crónicas, material jornalístico e uma autobiografia, «Vivir para contarla» ("Viver para contar"), de 2002, tendo sido também argumentista com o seu amigo, o escritor mexicano Carlos Fuentes.

«O amor em tempos de cólera», «Notícia de um sequestro», «O outono do patriarca», «Ninguém escreve ao coronel» são alguns dos seus títulos na área de ficção, tendo García Marquez sido distinguido com vários prémios, entre os quais o Romulo Gallegos, Neustadt de Literatura e o Nobel.

«Memória das minhas putas tristes"«?, editado em 2004, é o último livro de ficção de um autor de causas, que nunca escondeu simpatias políticas, nomeadamente pelo regime cubano de Fidel Castro.

O corpo do escritor será cremado em uma cerimônia privada na Cidade do México. Na segunda-feira, o governo mexicano prestará uma homenagem ao ganhador do Prémio Nobel de Literatura no Palácio das Belas Artes.

(c) PNN Portuguese News Network

2014-04-18 19:14:43

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais