Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Média

Sete milhões e 250 mil Francos Cfa

Jornalista guineense multado por crime de difamação

Bissau – A Vara Criminal do Tribunal Regional de Bissau condenou esta terça-feira, 05 de Agosto, o jornalista e director de Semanário “Donos da Bola”, Pedro Lucas Mendes de Carvalho, por difamação à honra e dignidade de Paulo Sanha, presidente de Supremo Tribunal de Justiça, e Abdu Mané, antigo Procurador-geral da República, tendo sido absolvido por crime de imprensa.

A sentença proferida pelo Juiz Presidente da Vara Criminal, Aimadu Sawané, ditou ainda uma multa de valor de 7 milhões e 250 mil Francos Cfa o Lucas de Carvalho e pena suspensa de 1 ano e 2 meses de prisão.

A multa atribuída ao director do jornal “Donos da Bola”, que deverá ser paga no período de 2 meses, de 5 milhões e 750 mil Francos Cfa destinados ao Conselho Nacional de Comunicação Social e 1 milhão e meio aos assistentes, Paulo Sanha e Abdu Mané.

Esta acção surge na sequência de um artigo publicado pelo jornal, na edição 26 de 15 de Novembro de 2013, intitulado “Paulo Sanha e Abdu Mané querem afastar o JOMAV da Política” um texto que também fazia alusão a detenção, a mando de Ministério Público, do actual Presidente da República, José Mário Vaz, na altura, candidato a liderança do PAIGC no VIIIº congresso do partido. O artigo levou os dois referidos a apresentarem uma queixa-crime contra o jornal.

Em declarações a PNN, Basílio Sanca, advogado de defesa do director do jornal "Donos da Bola", admitiu a possibilidade interpor o recurso. “O Tribunal decidiu, cumpre agora ao advogado fazer o seu trabalho. Nós vamos estudar a sentença e ver a linha de pensamento do tribunal e eventualmente poderemos não concordar, esse caso faremos um recurso. Mas em princípio nós não concordamos com a sentença e tudo indica que poderemos interpor o recurso, mas isso passa necessariamente pela análise da sentença” concluiu.

Durante o julgamento, que decorreu na sexta-feira 1 de Agosto, os arguidos Paulo Sanha e Abudu Mané não estiveram presentes na audiência e debate.

(c) PNN Portuguese News Network

2014-08-06 11:44:00

MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Prémio Man Booker atribuído a estritor húngaro
  UNESCO condena destruição do património da cidade de Nimrud
  Guiné-Bissau: UE apoia Festival de Bubaque
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  China bloqueia Gmail em todo o país
  Guiné-Bissau: Muniro Conté é o novo Director-geral da RDN
  Primeira-dama de Moçambique lança livro
  Guiné-Bissau: Jornalista Sumba Nansil vence prémio «Jornalismo e Direitos Humanos 2014»
  Guiné-Bissau realizou fórum «Cacheu, Caminho de Escravos»
  CPLP reforça cooperação na Cultura

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais