Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política

O novo Governo tem 14 novas caras

Quinze dos “novos” ministros faziam parte do Governo de Simões Pereira

Bissau – Dos 29 membros do novo Governo, porquanto ficam ainda dois ministros por designar, Administração Interna e o dos Recursos Naturais, 15 faziam parte do anterior executivo de Domingos Simões Pereira.

Houve apenas três danças de cadeira. Vicente Fernandes, antigo Secretário de Estado do Turismo passou assumir o Ministério do Comércio e Indústria, enquanto Valentina Mendes saiu de Saúde para Ministra da Mulher, Família e Coesão Social, funções agora ocupadas por Cadi Seide, que, por sua vez, deixou a Defesa Nacional para Adiato Djalo Nandigna, até aqui uma das principais conselheiras do Presidente da República. Artur Silva, que exercia o cargo do Conselheiro principal de Domingos Simões Pereira, assume agora a pasta da Diplomacia, uma das mais importantes na actual orgânica.

Uma orgânica que, naturalmente, colocou o Ministro da Presidência do Conselho de Ministro e dos Assuntos Parlamentares, Malal Sané, como a segunda figura no Governo. Trata-se de uma nova entrada, mas com larga experiência de Governação. Quem também passou por estas andanças é Wasna Papai Danfa, nomeado para assumir o sector da Energia e com a missão de consolidar o fornecimento da luz eléctrica e água na capital, assim como implementar novas estratégias para o interior do país. Tal como Francisco José de Pina a quem foi incumbida a pasta de Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, cuja missão é conceber políticas que garantam um futuro melhor para os jovens e, simultaneamente, dar uma maior promoção a cultura e o desporto.

Quanto aos estreantes, citamos Sana Nahada, Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Luís Manuel Cabral, Secretário de Estado da Ordem Pública, Seco Cassamá, Secretário de Estado do Ambiente, Martilene Fernandes dos Santos, Secretário de Estado da Gestão Hospitalar, enquanto Luís Anibal Vaz, é nomeado Ministro da Função Pública e Trabalho, e Malam Djaura, um técnico do Comércio, foi confiada a pasta do Turismo e do Artesanato, sendo a primeira vez, na mais recente história de governação guineense, que o sector do Turismo é desanexado e sobe para o Ministério. Para a Secretaria de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades uma mulher se estreou, Suzi Barbosa, até aqui deputada do PAIGC. Uma outra mulher estreante é Ester Fernandes, nomeada para exercer as funções da Secretária de Estado da Administração do Poder Local.

O governo nomeado esta terça-feira resulta-se de uma longa guerra política entre o Presidente José Mário Vaz e o PAIGC, sob liderança de Domingos Simões Pereira e que foi superado mercê a intervenção da CEDEAO, através do seu mediador, o ex-Presidente Nigeriano Olusegun Obasanjo.

Observadores dizem que o conflito ainda não terminou, outra batalha está reservada para a aprovação do Programa e Orçamento do Governo no parlamento, com o PRS na oposição efectiva e o PAIGC com alguns deputados que se rebelaram contra a direcção do partido.

Lassana Cassamá

(c) PNN Portuguese News Network

2015-10-14 11:33:38

MAIS ARTIGOS...
  ONU quer o cumprimento das leis na Guiné-Bissau
  Crise parlamentar é de natureza política e não compete aos tribunais resolver
  Presidente retoma audições com atores políticos envolvidos na crise
  CEDEAO inicia retirada militar de Bissau
  A Comunidade Internacional “pode perder paciência” com situação na Guiné-Bissau
  CPLP preocupada com situação política na Guiné-Bissau
  Tribunal anula expulsão de deputados pelo PAIGC
  Obasanjo regressa à Guiné-Bissau para tentar, mais uma vez, desbloquear impasse político
  PRS quer pacto de regime para salvar Guiné-Bissau
  Governo adverte que qualquer tentativa de violência para desestabilizar país será reprimida
  Homens armados assaltaram a residência de João Bernardo Vieira em Bissau
  Movimento de Apoio a Carlos Gomes Júnior apela ao regresso do antigo Primeiro-ministro

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


Comentários
  
Vensam Gomes  2015-10-15 17:31:06
O PR fez muito bem, de aceitar as nomeaçãos das pastas ministeriais do governo de Carlos Correia. Por que esta foi à segunda ou a treceira nomeaçãos operadas pelo o antogo PM Sr DSP com carra de pão sem vergonha nenhum! O Sr DSP esta cinfondir a guiné bissau com a residencia do pai! Mais a guiné é como fosse a lenha seca atravezada num vale tão fundo e perigosa. Mas quando pixa para atravezar, pixa com prudencia e com os calculos bem grandes na travessia! Hà muitas intrigas, calunhias contra o homem do povo "PR" Hà muitas manobras de alguns com aquisição de chegar o poder pelo o uso das forças! Hà muitas coisas devulgadas pelos jurnais publicos nas ruas nas estradas e nomeadamente nas zonas rurais e também nos centros publicos sobre o impenho do PR nos actos de desulsões do governo de DSP de grandes invergaduras. As pessoas não sabem ver as coisas como são feitos, mas a verdade é que consegue arrancar o animal muito aparecido do homem na selva! O PM dimitido esta confundir a guiné bissau com a realidade! Ele esta confondiu a sua propria pessoa com a vontade do povo da guiné bissau, confundiu a legitimidade com a realidade objectiva enquanta mais a governação.
Os filhos da guiné bissau no estrangeiro estamos com os olhos vivos acompanhar as danças que estam ocorreer no pais. Por que não queremos ver a quem quer trozer o rabo a guiné bissau. Fabricando tantas manobras que està a construir o pais denominando "a terra ranca" de forma descrupulação da terra vendida.
Ninguem sonhava que este homem dimitido, podia envolver-se com os malfeitivos envolvidos nos casos das alégadas corrupçãos nos antigos governos vierem acupar mas grandes carregos das nossa sobrenia nacional. Nomeado pelo o dimissionario DSP. Com tantas promeças, promitidas pelo este homem nas campanhas, nos locais publicos. Isso não passa a ser uma disgrazas e mentira para o povo da guiné bissau. O homem das confianças do povo da guiné bissau virrou paginas num determinado tempo. E voltou a ser o animal muito ferois. Que funcionava de forma ratazanas do campo! fingir que anda a construir mais por baixo do sesto "Baléi" criou um braquinho e que ninguem se percebe ou dà conta do que està a passar.
Confondindo com o homem "PR"do povo; do culto de tradição étinicos, trabalhador incasavel, desassocidos com os malditos, malandros, os que não qurem produzir, corruptos, bariga de meias, saco ca intchi, intchi cill étc...!!!!! Se por a caso ouver dez pessoas indenticos ao PR nesse governo do Carlos Correia o pais vai arancar de uma vez para sempre sem qualquer o aubstaculos que impessa o desenvolvimento da guiné bissau.
Sô vou vous falar de uma coisa que ele fez nos antigos governos do Carlos Gomes Junior. O Jomav foi o primriro homem que fichou as portas das receitas Alfandigarias ser pagas nos ministerios das finanças de bissau! Não vou ir tão longe sobre a vida deste homem sobre tudo aquilo que ele fez para o pais. Agora queciono-vous, o quê que o dimissionario DSP fez para à guiné bissau?



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais