Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Internacional

Acusados de prepararem uma rebelião contra o regime

Angola: Começa hoje o julgamento de Luaty Beirão e dos 16 activistas

Luanda - Tribunal Provincial de Luanda deverá iniciar hoje o julgamento de 17 jovens activistas, entre os quais Luaty Beirão, acusados de prepararem uma rebelião contra o regime angolano e um atentado contra o presidente, José Eduardo dos Santos.

O Tribunal Provincial de Luanda, deverá iniciar esta segunda-feira o julgamento de 17 jovens activistas angolanos, 15 dos quais em prisão preventiva desde Junho, acusados de prepararem uma rebelião.

Os quatro advogados de defesa iniciam o julgamento sem terem tido acesso ao processo, com mais de 1.000 páginas e incluindo escutas e vídeos.

Em declarações aos jornalistas, o advogado Michel Francisco, que defende quatro dos arguidos, aponta «Como é que é possível ter um julgamento justo quando não sabemos o que está lá no processo? Já o tentamos consultar, mas há um despacho a dizer que somos obrigados a ir ver no tribunal, porque é volumoso, mas depois eles próprios estão a mudar de tribunal e não informam oficialmente».

De acordo com o jornal Público uma das alegadas provas da acusação é uma discussão no Facebook sobre a composição de um hipotético Governo de salvação nacional, entre alguns dos activistas detidos.

Os arguidos estão todos acusados, entre outros crimes menores, da coautoria material de um crime de atos preparatórios para uma rebelião e para um atentado contra o Presidente de Angola, no âmbito de um curso de formação semanal que decorria desde maio.

Segundo o Ministério Público, na altura das detenções, estes jovens activistas realizavam já a sexta sessão desta formação em que analisavam um livro.

A prisão dos 17 activistas, mas principalmente a greve de fome que o rapper Luaty Beirão protagonizou durante um mês, transformou o caso num acontecimento de repercussões internacionais.

(c) PNN Portuguese News Network

2015-11-16 11:51:09

MAIS ARTIGOS...
  UE e Turquia reúnem-se para analisar distribuição de refugiados
  Suíça divulga lista de contas inactivas sem herdeiros
  EUA: Escolas reabrem em Los Angeles
  Arábia Saudita lidera coligação de países islâmicos para combate ao terrorismo
  Merkel põe restrições à entrada de refugiados na Alemanha
  Professor esfaqueado em Paris indivíduo que invocou o Estado Islâmico
  Estado Islâmico dirige-se ao interior da Líbia «por causa do petróleo»
  Mulheres sauditas vão votar pela primeira vez este sábado
  Coreia do Norte: Kim Jong-un confirma que país tem bomba de hidrogénio
  Angela Merkel foi eleita «personalidade do ano» pela revista Time
  Identificado terceiro terrorista do ataque ao Bataclan em Paris
  EUA: Depois do ataque na Califórnia Obama promete destruir o DAESH

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais