Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Economia

Energia

Governo assina com BAD acordos de financiamento de 19 mil milhões de Francos Cfa

Bissau – O Governo guineense assinou três acordos com Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o financiamento e apoio à boa governação económica de 4 mil milhões de Francos Cfa, 11 mil milhões de Francos para o programa de melhoria da rede de distribuição da energia eléctrica em Bissau e o projecto de interconexão da rede de distribuição da energia através da Organização para Aproveitamento da Bacia de Rio Gâmbia (OMVG) do valor de 3.7 mil milhões de Francos Cfa, totalizando 19 mil milhões de Francos Cfa.

Para Geraldo Martins, Ministro da Economia e Finanças, estes acordos vão ajudar a Guiné-Bissau a melhor o seu desempenho em termo da gestão das finanças públicas, melhoria dos mecanismos de controlo das finanças e no combate à corrupção. Quanto ao sector da energia em Bissau, este financiamento vai contribuir na reabilitação das estruturas e distribuição da rede eléctrica na capital.

O ministro das Finanças explicou também que o projecto de interconexão da rede de distribuição da energia através da Organização para Aproveitamento da Bacia de Rio Gâmbia vai permitir um fluxo energético de 28 megawatts a partir das barragens de Kaletá e Samba Galo na Guiné-Conakry. “Estes projectos vêm testemunhar a confiança que o BAD continua depositar a Guiné-Bissau tal como assumiu esta instituição a quando da Mesa Redonda de Bruxelas”, disse Martins.

Trata-se de início da aplicação dos compromissos do BAD para com o país, disse Geraldo Martins, referindo que com este acto a Guiné-Bissau está agora em condições de pôr em prática o Plano Estratégico “Tera Ranka”, considerando que entravam numa “velocidade superior” que permitirá o desembolso de fundos prometidos em Bruxelas.

Segundo Martins a carteira do BAD para Guiné-Bissau não se resume aos projectos assinados, mas também ao estudo da viabilidade da Barragem de Saltinho na região, Tombali Sector de Quebo no sul do país e bem como recente apoio orçamental ao Governo, cujo valor não foi anunciado.

Na cerimónia estava presente o Ministro da Energia Wasna Papai Danfa e o Secretário de Estado de Plano e Integração Regional Degol Mendes.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

2015-11-20 08:43:07

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: Ministro das Finanças confirma crescimento económico do país
  Royal Air Maroc recruta jovens guineenses como assistentes de bordo
  Guiné-Bissau: População de Varela ameaça boicotar reunião com empresa Poto
  Guiné-Bissau: Governo pretende elaborar orçamentos realistas
  Guiné-Bissau: Governo confirma moratória de cinco anos para corte de madeiras
  Guiné-Bissau vai beneficiar por ser um dos Países Menos Avançados
  Barcos com cadávares dão à costa do Japão
  Guiné-Bissau: Banco Mundial revê despesas na Defesa e Segurança
  Hollande e Putin juntam-se para analisar em Moscovo ofensiva ao EI
  Guiné-Bissau: Governo disponibiliza mais mil milhões de Francos Cfa para financiar micro créditos
  Guiné-Bissau disposta a receber propostas de investimentos chineses
  Uma missão empresarial chinesa está na Guiné-Bissau

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais