Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Internacional

Conferência do Clima

Obama declara que «É quase tarde demais» para salvar o planeta

Paris - O presidente norte-americana, Barack Obama, afirmou esta segunda-feira em Paris, na 21.ª Conferência Internacional do Clima (COP 21), que «É quase tarde demais» para salvar o planeta.

Obama apelou hoje em Paris a todos os líderes mundiais para «estarem à altura» dos desafios colocados pelas alterações climáticas, reforçando que chegou o momento da comunidade internacional decidir salvar o planeta.

«Temos o poder de determinar o nosso futuro aqui e agora, mas só se mostrarmos que estamos a altura do desafio», defendeu o chefe de Estado norte-americano, dirigindo-se aos cerca de 150 governantes reunidos em Bourget, onde se realiza, organizada pelas Nações Unidas, a 21ª Conferência Internacional do Clima.

«Eu vim aqui pessoalmente, como líder da maior economia do mundo e o segundo maior emissor [de gases com efeito de estufa]», assumiu Barack Obama, acrescentado que os Estados Unidos «reconhecem o seu papel na criação deste problema e a responsabilidade de agir sobre isso».

«Naquilo que respeita às alterações climáticas, é quase tarde demais, mas talvez possamos inverter a tendência. Aqui, em Paris, nós podemos mostrar ao mundo aquilo que somos capazes de fazer se nos unirmos num esforço e objectivo comum», sublinhou.

Barack Obama anunciou ainda um novo objectivo para os Estados Unidos da América: 26 a 28 por cento de redução dos gases de efeito de estufa daqui a dez anos por comparação com as 2005.

A COP21, vai decorrer até 11 de Dezembro e tem como objectivo conseguir um acordo internacional sobre a redução de emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento global e pelas suas consequências catastróficas, nomeadamente o aumento do nível do mar.

Limitar o aquecimento global a dois graus Celsius até ao final do século, por referência ao período anterior à Revolução Industrial, é a grande meta e, para muitos, a única forma de evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

(c) PNN Portuguese News Network

2015-11-30 15:10:52

MAIS ARTIGOS...
  UE e Turquia reúnem-se para analisar distribuição de refugiados
  Suíça divulga lista de contas inactivas sem herdeiros
  EUA: Escolas reabrem em Los Angeles
  Arábia Saudita lidera coligação de países islâmicos para combate ao terrorismo
  Merkel põe restrições à entrada de refugiados na Alemanha
  Professor esfaqueado em Paris indivíduo que invocou o Estado Islâmico
  Estado Islâmico dirige-se ao interior da Líbia «por causa do petróleo»
  Mulheres sauditas vão votar pela primeira vez este sábado
  Coreia do Norte: Kim Jong-un confirma que país tem bomba de hidrogénio
  Angela Merkel foi eleita «personalidade do ano» pela revista Time
  Identificado terceiro terrorista do ataque ao Bataclan em Paris
  EUA: Depois do ataque na Califórnia Obama promete destruir o DAESH

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais