Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Sociedade

Instituo de Defesa Nacional

IDN discutiu exploração ilegal de recursos naturais na Guiné-Bissau

Bissau – O Instituo de Defesa Nacional (IDN) discutiu em Bissau a problemática da exploração ilegal dos recursos naturais, pescas, florestas e o seu impacto na segurança e na defesa nacional.

Esta iniciativa de dois dias, que contou com o apoio do Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), reuniu técnicos nacionais e oficias das forcas armadas.

Representando a Ministra da Defesa Nacional, Adiatu Djalo Nandigna, Armando Bill Vieira, disse que grande parte dos recursos florestais na Guiné-Bissau está a ser ilegalmente explorada e, segundo os especialistas, ameaça a manutenção da diversidade genética mas também a biodiversidade e as comunidade locais que de muito se dependem destes ecossistemas.

Segundo Armando Bill Vieir estas preocupações são chamadas de atenção para melhorar a governação através da criação de padrões internacionais sobre a governação dos recursos naturais, e sublinhou que as normas em qualquer processo são necessárias para a sua eficiência dos mecanismos de execução.

Por outro lado, Bill Vieira disse a Guiné-Bissau é um dos países mais ricos da África Ocidental devido aos seus recursos naturais e biodiversidade mas também por beneficiar de um solo fértil rico numa infinidade de minerais. “Estes recursos naturais são a esperança para Guiné-Bissau, no entanto a história ensinou-nos a ter um optimismo cauteloso ao invés da esperança que deve estar em ordem”, disse.

Na mesma ocasião o representante da Ministra da Defesa Nacional reconheceu que a exploração ilegal dos recursos naturais no país gera graves problemas com contornos sociais e económicos que podem adiar ainda mais o progresso e a estabilidade sociopolítica.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

2015-12-16 15:48:57

MAIS ARTIGOS...
  Mau tempo no Instituto de Meteorologia
  Governo garante que enfermeiros vão receber onze meses de salários em atraso
  Intoxicação alimentar provocou a morte de duas pessoas em Suzana
  Crise Política cada vez mais agudizada
  Está controlado o surto de diarreia
  Governo reforça medidas contra a pesca ilegal
  Ex-Chefe adjunto da contra inteligência militar condenado a 10 anos de prisão
  Ex-administrador da SAD do União de Leiria recapturado na Gâmbia
  Presumíveis agressores do Ministro Orlando Mendes Veigas vão ser julgados
  Comissário Nacional da Polícia da Ordem Publica exonerado
  Guiné-Bissau em risco de colapso da capacidade de resposta judiciária
  MAI disponibiliza mais de 1.300 homens para garantir a segurança no Natal e Ano Novo

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:



Hospedagem de Sites Low CostJornal Digital Cabinda Digital Timor Digital Luanda Digital Jornal de São Tomé Cabo Verde Maputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais